Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2005

Crivelmente Humano

O sonho é a miragem da realidade, sendo ao mesmo tempo o prefixo da mesma.
"Importantes são os sonhos como importante é saber extrair o melhor deles" - disse Alguém.
No processo moroso, contínuo e dinâmico da construção de um ser humano somos obrigados a experienciar variadas situações que ficarão intrinsecamente ligadas à nossa construção da personalidade. Somos levados a agir, a pensar e a pensar para agir (3 coisas completamente diferentes).
A personalidade começa a formar-se muito cedo, mas julgo que (baseado no meu Senso Comum e experiência) será a adolescência que irá moldar definitivamente cada um. Para tal formação, serão inprescindíveis os progenitores/pais, a família deirectamente envolvida, os professores/formadores e os educadores das actividades extra-curriculares.
Estas pessoas serão os moldes que revelarão aos educandos lições de vida, que lhes aumentarão ou diminuirão o ego, que controlarão o crescimento mais rápido ou mais lento.
É preciso para tal, que exista uma relação óptima entre as duas partes, que deverão respeitar-se reciprocamente e assumir cada qual o seu papel.
Apesar de todas estas influências humanas (e outras não humanas tão importantes como estas) cada indivíduo é único, sendo que tem desejos, sonhos, objectivos próprios e pessoais.
Estes propósitos não serão intemporais; todos nós já tivemos sonhos, que na realidade não passaram de caprichos que rapidamente esqueçemos e partimos para outros, que na altura nos parecerão mais aliciantes. Obviamente existem sonhos eternos ou quase, mas a maioria deles serão desejos casuais e de rápido esquecimento.
Com isto observamos que nada é eterno, muito menos os nossos sentimentos, que na fase de maior aquisição de conhecimento passam por uma período muito difícil e que nos leva a pensar se tudo na vida é tão difícil quanto alcançar um objectivo que parece tão simples.
Somos seres propensos à instabilidade na adolescência (e não só), que gera ainda mais confusão e incredulidade na já tão perturbada fase.
E é por isso que penso (logo escrevo) que ter sonhos é humano, ter caprichos é humano, alcançar ou falha-los é humano, a instabiliade é humana, apenas a glória desmedida ou a penalização descabida não serão humanas: serão fruto da nossa mente, ociosa por mais, ciumenta por dentro, confusa em geral.

Saudações humanas
By GoGaN^
Brilhantemente elaborado por GoGaN^ às 00:04
link do post | favorito
De TemposPerdidos a 23 de Fevereiro de 2005 às 00:11
Somos de facto bastante complexos...enfim...HUMANOS! :) Bjs
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Coisas sobre nós. Nós quem? Nós os autores claro!

.Procurar coisas inúteis neste blog

 

.Coisas novas

. LONDON

. Eis o sonho, eis a vida

. A pior manhã da minha vid...

. O que de ser assim

. Férias de 23/07 a 10/08

. Special me or this-stupid...

. Dormia tão sossegado

. Malabarismos sem nexo

. Pequeno post

. Mika - Grace Kelly

.Coisas antigas

.tags

. todas as tags

.Coisas giras e tal de se visitar

blogs SAPO

.subscrever feeds