Sábado, 19 de Fevereiro de 2005

Psicologia barata - crónicas de um curioso I

Realmente isto há coisas.........
O ser humano é um ser inacabado, incompleto por Natureza, e a sua vida e experiência baseiam-se em estímulos capatados exteriormente que permitem uma aproximação Homem-Meio exterior necessária e fundamental para a aquisição de novos conhecimentos e consequente evolução na escala da vida.
Pessoalmente, ao trabalhar com dois grupos de jovens de idades compreendidas entre 10-12 e 14-16, venho me apercebendo que realmente esta lengalenga toda que parafraseei no 2º parágrafo, e que me foi impigida no ensino secundário nas disciplinas de Filosofia e Psicologia não existe porque alguém farto de não fazer nada inventou teorias.
Realmente senhores como Freud, Piaget ou Erickson (perdoem-me mas não sei se está escrito correctamente) não elaboraram teses sem antes serem avidos espectadores e concisos estudiosos.
A minha experiência (ou será experimentação :) ) pessoal diz-me que para alguém querer compreender, ou pelo menos perceber os comportamentos e atitudes dos jovens pré-puberbes e em plena puberdade, que tantas dores de cabeça dão aos educadores, terá que primeiramente observar, observar, observar. É a premissa fundamental neste processo de compreensão juvenil que todos como pais, professores, treinadores (como eu) ou meros educadores ocasionais temos que seguir.
Um jovem não se deixa educar sem luta, isto é, o processo de educação, que conduz a formação cívica de Homens (e Mulheres [no machismo]) não será alcançado com exigências, ordens, mandatos e guerras ditatoriais. DEverá haver um equilíbrio entre o mandar e o ser comandado, entre o dever e o direito.
Os tempos mudaram, as mentalidades mudaram, até o líder da CDU mudou (graçola política despropositada e estúpida), por isso eu não concordo com ideais absolutistas na educação: o totalitarismo autoritário já não deve fazer parte do léxico actualmente.
É assim que digo: para educar alguém, para ensinar alguma a coisa a alguém, principalmente a jovens em idades de transformações muitas, há que ser educado. Aprendamos com aqueles que queremos ensinar, com certeza terão algo a dizer e algo a acrescentar ao nosso conhecimento, por maior que o consideremos.
Saudações Freudianas
By GoGaN^
Brilhantemente elaborado por GoGaN^ às 00:02
link do post | comentar | favorito
|

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Coisas sobre nós. Nós quem? Nós os autores claro!

.Procurar coisas inúteis neste blog

 

.Coisas novas

. LONDON

. Eis o sonho, eis a vida

. A pior manhã da minha vid...

. O que de ser assim

. Férias de 23/07 a 10/08

. Special me or this-stupid...

. Dormia tão sossegado

. Malabarismos sem nexo

. Pequeno post

. Mika - Grace Kelly

.Coisas antigas

.tags

. todas as tags

.Coisas giras e tal de se visitar

blogs SAPO

.subscrever feeds