Sábado, 19 de Fevereiro de 2005

Psicologia barata - crónicas de um curioso II

Isto realmente há coisas e outras coisas........
Na vida desportiva em geral cada jogador, para ser exactamente um jogador no verdadeiro sentido da palvra, terá que possuir certas qualidades e atributos que façam dele nada mais nada menos do que um jogador.
Poderemos falar em atributos físicos, técnicos, tácticos e coordenativos. Mas, e cada vez mais com a introdução do desporto em escalões etários mais jovens, na realidade dos clubes desportivos e das suas modalidades existem muitos jogadores que possuem características semelhantes, são similarmente bons. Como diferenciar estes jogadores?
Aí entrarão atributos muitíssimo importantes e que, na minha opinião, fazem hoje toda a diferença: A capacidade mental - não inteligência - e o espiríto de grupo/sacrifício (obviamente esta teoria aplica-se aos jogos colectivos)
Acho que não há dúvidas que um jogador só pode ser jogador quando está em condições mentais adequadas para tal. Por muito bom que seja nos outros parâmetros, a capacidade mental condicionará sempre a sua prestação. E o que dizer do espírito de grupo ao qual juntei espírito de sacrifíco, pois para mim é mesmo isso, ao fazer parte de um grupo teremos que nos sacrificar, sacrificar o ego, o individual em prol do grupo e do objectivo em comum.
É aqui que se põe a questão de como colocar o grupo à frente de objectivos pessoais e como conseguir incutir nos jogadores, desde a sua formação, de que uma equipa não é "um grupo de amigos que se junta para passar o tempo" (obrigado Joninhas), é antes um grupo (se forem amigos melhor) que se une em torno de um objectivo específico, tendo para tal que concentrar esforços e tornarem-se unos.
Aqui fica o apelo aos treinadores desportivos dos escalões mais baixos: façamos Homens (e Mulheres) acima de tudo, concentremos esforços para que lhes seja formada uma personalidade individual, e só depois formemos atletas de alto nível.
Saudações desportivas
By GoGaN^
Brilhantemente elaborado por GoGaN^ às 17:37
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anbal a 20 de Fevereiro de 2005 às 00:31
é bem... andas a falar bem. até parece k es jogador de uma qualquer equipa... n sei, mas axo k devias tirar um curso de treinador. tens jeito pro assunto...

Comentar post

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Coisas sobre nós. Nós quem? Nós os autores claro!

.Procurar coisas inúteis neste blog

 

.Coisas novas

. LONDON

. Eis o sonho, eis a vida

. A pior manhã da minha vid...

. O que de ser assim

. Férias de 23/07 a 10/08

. Special me or this-stupid...

. Dormia tão sossegado

. Malabarismos sem nexo

. Pequeno post

. Mika - Grace Kelly

.Coisas antigas

.tags

. todas as tags

.Coisas giras e tal de se visitar

blogs SAPO

.subscrever feeds