Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2005

Desenvolvimento da tecnologia

O desenvolvimento das tecnologias no último século permitiu ao Homem alcançar horizontes inimagináveis, concretizando todos aqueles sonhos que no princípio do século XX não passavam de uma utopia. É certo que desde cedo se esperavam alcançar grandes avanços tecnológicos, tão grandes que permitissem a transformação e aquisição de um mundo novo, um mundo perfeito.

Sem demasiadas demoras e desde que conseguiu algum engenho e arte para tal, o Homem começou a tentar fazer história e a passar do devaneio e utopia para uma realidade inovadora, perfeita mas cruel.
Por entre todos os feitos tecnológicos da humanidade, poucos foram aqueles que foram inventados com o intuito de magoar, ferir ou destruir pois a ânsia era quase sempre de melhorar ou facilitar a vida, mas na verdade também poucos foram aqueles que foram considerados unanimemente benéficos, ou que, após a sua (má) utilização não feriram realmente.

Das muitas invenções podemos destacar aquelas que de uma forma extrema mudaram a vida das pessoas: a televisão e o computador pessoal.

Como já foi possível constatar, o desenvolvimento das tecnologias veio trazer-nos imensas comodidades e facilidades. Mas nem tudo é bom no meio disto tudo.
O Homem já percorreu o mundo de lés a lés, já subiu aos pontos mais altos da Terra, já chegou à lua, já descobriu curas para várias doenças, mas já explodiu com cidades, já martirizou inocentes em guerras, já destruiu a bela Natureza, e tudo isto devido ao grande desenvolvimento da sua ciência, da sua matemática, da sua tecnologia.

Estaremos nós num ponto em que o mais importante é chegar ao infinito, seja por que meios forem, descuidando a vida Humana? Será que o menosprezo pela identidade humana é o reflexo da sociedade racional, virada para a tecnologia, e amplamente descuidada dos sentimentos? Mas será que não se devem exigir limites ao desenvolvimento? Será que o ser humano terá que estar subjacente às vontades de um grupo de pessoas que têm tento de genialidade como de instabilidade?

Os responsáveis pelos inventos revolucionários procuravam, na sua maioria, melhorar a vida das pessoas e colmatar as lacunas de seres imperfeitos como os humanos, mas houve casos em que as invenções foram fruto da simples ânsia pelo poder e afirmação, pela ganância e ambição desmedidas, para satisfação de caprichos e prazeres pessoais. Esta sede infinita de poder leva a que o desenvolvimento tome rumos inesperados e assim conduza a consequências drásticas para o mundo.
Atente-se ao exemplo da bomba atómica, que aquando da sua criação nunca o seu inventor pensou que esta poderia ser utilizada com fins tão maléficos e mesquinhos. Este é um bom exemplo de uma invenção que foi criada sem ninguém se aperceber que tanto poderia ser muito boa, como muito má.

O facto da tecnologia poder beneficiar financeiramente as pessoas e dar-lhes o reconhecimento que tanto procuram, leva ao desenvolvimento desenfreado e desmedido sem cuidar às consequências.
Mas o desenvolvimento é mesmo assim: parte-se do nada, adquirem-se conhecimentos, cria-se e no final apresenta-se um resultado que é muito incerto. O desenvolvimento deve-se à coragem de certos Homens, que apesar de entrarem em campos desconhecidos, têm a ousadia de tentarem compreender e clarificar as pessoas.

Saudações tecnológicas
By GoGaN^
Brilhantemente elaborado por GoGaN^ às 23:16
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Ana Cludia a 27 de Fevereiro de 2005 às 16:12
Oh meu Nilinho, eu curto mt ler os teus artigos!! Tens mm jeito pa coisa. Além de que nos fazes reflectir sobre coisas que estão à frente dos nossos olhos, mas que nem sempre damos grande importância. Que mais posso dizer?! Apenas que não há nada a acrescentar a este artigo que diz tudo o que é preciso! Bxokas

Comentar post

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30

.Coisas sobre nós. Nós quem? Nós os autores claro!

.Procurar coisas inúteis neste blog

 

.Coisas novas

. LONDON

. Eis o sonho, eis a vida

. A pior manhã da minha vid...

. O que de ser assim

. Férias de 23/07 a 10/08

. Special me or this-stupid...

. Dormia tão sossegado

. Malabarismos sem nexo

. Pequeno post

. Mika - Grace Kelly

.Coisas antigas

.tags

. todas as tags

.Coisas giras e tal de se visitar

blogs SAPO

.subscrever feeds